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Como monitorar a performance de vendas por tipo de promoção

Seja para queimar o estoque, aumentar as vendas de um produto sem giro ou atrair o consumidor para a loja, todo PDV tem sempre uma promoção.

O desafio é medir o desempenho de cada ação promocional nos mais diferentes varejos, com qualidade e agilidade.

Dependendo do sortimento de produtos que a loja possui, é possível que diferentes tipos de promoção aconteçam simultaneamente.

Essas estratégias são muito usadas pelas marcas, uma vez que cada produto possui público, giro e estoques diferentes. E, justamente por conta de tantas variáveis, as ações precisam ser monitoradas de maneira diferenciada.

É aí que entra a tecnologia, uma aliada que não pode faltar na análise estratégica das equipes de vendas.

Sem a ajuda de ferramentas que monitoram os indicadores dos PDVs, as ações promocionais podem ir por água abaixo, seja por problemas na adequação dos estoques ou por não ter o desempenho esperado.

Hoje, já existem ferramentas que trazem dados detalhados das vendas nos PDVs, para que a equipe tenha um panorama completo de sell out e estoque de cada produto durante o período de promoções.

Além de trazer todo esse arsenal de informações, há soluções que fornecem imputs até mesmo para entender hábitos e comportamentos de consumo.

Esse recurso é conhecido como machine learning e você já deve conhecê-lo. A Netflix, por exemplo, faz bastante uso dele. A ferramenta inteligente é programada para identificar as preferências do assinante e sugerir a ele outros filmes e séries com gênero e conteúdos semelhantes.

No segmento de trade marketing, esses insights oferecidos pelo machine learning permitem que ciclos de abundância e miséria sejam evitados com mais efetividade, melhorando a gestão de estoque e o faturamento ao final das promoções.

 

Conheça alguns tipos de promoção

Ações promocionais beneficiam tanto a empresa quanto o consumidor. Enquanto o varejo aumenta o sell out, o consumidor ganha um incentivo ao comprar o produto, seja no desconto ou em brindes.

Existem inúmeros tipos de promoção no mundo do varejo. Vamos ver quatro delas e saber como monitorar a performance de vendas nas ações promocionais.

  • Cupom de desconto

Nesse tipo de promoção, o consumidor pode pagar mais barato ao adquirir outra unidade do mesmo produto. Em outros países esses cupons são recortados de jornais e revistas, não é verdade? Aqui no Brasil o mais tradicional é o consumidor comprar uma caixa de sabão em pó, por exemplo, recortar o cupom da embalagem e adquirir outro produto igual com desconto.

  • In-pack

É quando o brinde está localizado dentro do produto, ou seja, é necessário comprá-lo para obter o presente. Vou dar aqui alguns exemplos que certamente você vai se identificar. Temos o tazo, que vem dentro das embalagens de salgadinho, os encartes do Chocolate Surpresa e os brinquedos do Kinder Ovo. Ah, e quem não se lembra das tatuagens dos Chicletes Ploc?

  • On-pack

Ao contrário do in-pack, o brinde é colocado fora da embalagem. Desse modo, o consumidor compra o produto já sabendo o que vai ganhar. Alguns exemplos são o porta-torradas que vem junto com os pacotes, o pote de plástico para acomodar a embalagem de margarina ou a cumbuca que acompanha a caixa de cereal. Esse tipo de promoção faz ainda mais sucesso quando o brinde possui cores diferentes. As pessoas passam a comprar mais de um item para fazer a coleção.

  • Leve 3 pague 2

Esse tipo de promoção é bastante comum no varejo, pois as empresas atraem aquele consumidor que foi ao PDV inicialmente para comprar apenas uma unidade. A oportunidade de pagar mais barato e ainda aumentar o estoque de casa leva o público a colocar esses produtos promocionais no carrinho. É comum ver este tipo de iniciativa em produtos como pacotes de bolachas, escovas de dentes, sabonetes, pastas de dente e garrafinhas de iogurte.

Agora, você deve estar se perguntando como verificar se a promoção está dando certo ou não.

Bom, aí a equipe de vendas pode contar com a ajuda de ferramentas automatizadas que fazem a leitura diária de dados de sell out, giro e estoque.

Munidos dessa solução, os profissionais envolvidos terão uma visão detalhada da performance do produto, se houve crescimento nas vendas no período promocional e qual ação teve melhor desempenho em cada loja!

Assim, ficará fácil monitorar as promoções, implantar as campanhas que deram certo em outros canais e PDVs e também corrigir aquelas que não tiveram o retorno esperado de vendas.

A ACCERA possui expertise nesse tipo de solução para o varejo. Você pode conhecer todas as nossas ferramentas entrando em contato com a nossa equipe! Clique aqui.

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