CASES

VISIBILIDADE E GESTÃO DA DISTRIBUIÇÃO

DESAFIO

Organizar as ações de reabastecimento da rede de revendas da Pirelli no Brasil.

Solução

Realizamos uma série de parametrizações que atuaram como piloto para fornecimento e integração de dados, entendimento da cobertura e comportamento da demanda, entre outros processos para atender às necessidades específicas da Pirelli.

Tendo como base esta análise, realizamos um projeto que permite à Pirelli acompanhar os níveis de estoque e o comportamento da demanda, identificando, a partir de regras e parâmetros pré-estabelecidos, se há risco de algum produto entrar em ruptura.

Conseguimos dar ao fornecedor embasamento confiável e controle para adequar as entregas e a produção da fábrica às exatas demandas das revendas, reduzindo de forma drástica o índice de ruptura (falta de produto na gôndola). A aplicação foi feita diretamente ao varejo, uma vez que a Pirelli trabalha com suas revendas, que têm caráter varejista e atacadista simultaneamente.

Com isso, foi possível potencializar as ações do time comercial: os vendedores ficam liberados para alcançarem status de consultores, gerindo e sugerindo campanhas voltadas a aumentar as vendas com base no Sell-Out.  Além disso, as análises e dados qualificados entregues pela ACCERA também facilitam a montagem das cargas enviadas pela Pirelli e a gestão da logística de entrega de produtos, já que os dados disponibilizados no sistema também permitem identificar transportadoras que não cumprem o leadtime estabelecido.

RESULTADO

Redução do índice de ruptura de Linha A para apenas 2%

As revendas abastecidas pelo ACCERA VMI são as únicas com estoque estabilizado da rede, com média de 45 dias, enquanto as demais possuem de 90 a 120 dias de estoque

"

Com este projeto, aproximamos a indústria das revendas de forma colaborativa (ganha-ganha) e reduzimos LT de entrega, pois foi criada uma planta lógica específica para o VMI, além de reduzirmos o prazo de faturamento dos pedidos de 5 dias para cerca de 1 e criarmos uma gama de produtos para cada tipo de loja

"

Willian de Almeida Nascimento

Gestor de Supply Chain Latin America da Pirelli

Vem com a gente