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4 principais causas de indisponibilidade do produto na gôndola

indisponibilidade de um produto gera uma série de repercussões bastante negativas para todos os envolvidos no processo: o consumidor fica insatisfeito, o lojista perde vendas e a indústria compromete sua cobertura de mercado.

Mas por que a mercadoria não está à disposição do cliente na gôndola? Muitas vezes, nem a equipe de trade sabe o real motivo do problema.

Em termos simples, a indisponibilidade ocorre quando há falta de um produto no momento em que o consumidor deseja adquiri-lo.

Isso não significa necessariamente que a mercadoria esteja em falta. Muitas vezes, o item não foi reabastecido na gôndola, mesmo estando em estoque, ou pode ser que tenha sido mal posicionado (em outro corredor, por exemplo).

Também há casos em que o estabelecimento comercial ou Centro de Distribuição (CD) responsável pelo abastecimento realmente não possui nenhuma unidade de produto em estoque.

Há, ainda, outra situação em que o sistema indica que a mercadoria está em estoque, contudo o produto não está na loja por alguma razão desconhecida (furto, roubo, avaria), é o chamado estoque virtual.

O fato é que não conhecer a causa da indisponibilidade pode ocasionar uma corrente de ações incorretas, como abastecer uma loja que não precisa de reposição ou deixar de abastecer uma loja com produto indisponível.

Pode ser que a equipe de trade marketing esteja sofrendo com esse problema. O índice total de indisponibilidade medido nos varejos globais é de 18% e nos varejos regionais, 12%, de acordo com Estudo ACCERA OSA 2016.

 

Quais as causas de indisponibilidade de um produto na gôndola?

Mas, afinal, quais as causas de indisponibilidade de um produto no PDV?

Para que um problema possa ser devidamente solucionado, é preciso ter atenção especial às causas dele.

Confira a seguir os quatro principais motivos para que o seu produto esteja passando por problemas de indisponibilidade no ponto de venda:

  • Ruptura de estoque

A ruptura de estoque representa um problema de abastecimento que pode ser da loja ou do Centro de Distribuição. Ou seja, a quantidade de produto em estoque é zero e este item, de fato, não está presente.

Neste caso, a causa é devido a problemas logísticos envolvendo o devido abastecimento da mercadoria às lojas.

LEIA MAIS: O que fazer para evitar ruptura

  • Estoque negativo

A posição do estoque no sistema está negativa, o que é impossível. Isso ocorre porque operações incorretas foram realizadas e acabaram comprometendo a integridade dessa informação.

Se o problema for este, é necessário um ajuste sistemático imediato, mediante retomada de uma posição de estoque zerada ou positiva.

  • Gôndola não abastecida

O produto está no estoque da loja, mas, por algum motivo, não foi reposto na gôndola e, portanto, não está disponível ao consumidor no local correto de apresentação.

Este é o problema de mais “simples” de ser solucionado, pois requer apenas um processo mais eficiente do promotor de vendas dedicado a essa atividade no ponto de venda e agilidade no encaminhamento das mercadorias entre estoque e gôndola.

  • Estoque virtual

Esse problema ocorre quando há o registro de um produto em estoque no sistema, contudo, este não consta em loja.

Por exemplo, o sistema aponta que deveriam existir 10 unidades do suco de caju no estoque, mas a gôndola está desabastecida e o produto não se encontra no estoque da loja.

Na verdade, esse é como um “produto fantasma” que pode estar registrado no sistema motivado por problemas na execução em loja.

 

Quais os próximos passos?

A indisponibilidade na gôndola é um sintoma de problemas graves no abastecimento de produtos em um varejo ou de execução na loja e deve receber toda a atenção possível para ser resolvida o quanto antes.

Identificar os padrões é o primeiro passo para que, depois, seja possível implementar um plano de ação competente.

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