BLOG

O melhor conteúdo de
inteligência de mercado

Balanço: as nossas impressões sobre o NRF Retail’s Big Show 2018

Ter contato com tudo o que está sendo realizado de inovador no meio do varejo é essencial para compreender o mercado e investir em soluções cada vez mais alinhadas às necessidades e desafios do setor. A ACCERA participou este mês do NRF Retail’s Big Show 2018, um dos principais eventos de varejo do mundo.

Organizado em Nova York, no Jacob K. Javits Convention Center, o evento reuniu expositores e palestrantes da área de varejo para destacarem o que está por vir nesse mercado e também o que já é realidade em muitos lugares do mundo. Participaram de conversas os representantes das maiores redes varejistas e também das principais empresas de tecnologia e serviços.

Além disso, no salão de exposições, foi possível ter contato com uma série de novas tecnologias que prometem revolucionar o varejo.

Percebemos 3 ideias predominantes apontadas como fortes tendências para o mercado que ficam visíveis nas falas dos especialistas e também nas tecnologias apresentadas. São elas:

1. Melhoria e automação de processos

Não se trata de uma realidade para o futuro, e sim para o presente. Essa é a única forma de competir de igual para igual no mercado. Processos mais inteligentes beneficiam a todos os envolvidos no negócio e a automação garante que essas melhorias sejam escaláveis e proporcionem benefícios sem impactar negativamente a produtividade.

Neste tema vale o destaque para: os aplicativos que automatizam e gerenciam todas as atividades dos times de loja (utilizando smartphone e smartwatch), as etiquetas e tabloides eletrônicos e os meios de pagamento e checkouts alternativos.

2. Conhecimento sobre o perfil do consumidor

As pessoas nunca tiveram tantas opções para escolher em diversos segmentos. Sem um serviço verdadeiramente bom, fica alto o risco de perder o cliente para outras lojas e outros formatos. É necessário conhecer o seu cliente para poder personalizar o seu serviço e atendê-lo de forma adequada. O quanto mais ele sentir suas necessidades atendidas, mais chances terá de se fidelizar e engajar.

Para este item destacamos as inúmeras opções de soluções apresentadas para identificar o consumidor: câmeras, apps, Wi-Fi e gerenciamento das notas fiscais junto aos clientes.

3. Acesso a informações acionáveis

Varejistas, distribuidores e fabricantes nunca tiveram tantos dados à disposição como hoje. O desafio é saber como utilizá-los e transformá-los em informações que gerem ações estratégicas. Ou seja, saber de fato o que deve ser feito a partir desses indicadores e assim obter resultados cada vez melhores a partir dessas ações.

Este tópico considera uma das palavras mais citadas no evento: inteligência artificial. Foram muitas as palestras e expositores que falaram sobre o uso desta tecnologia para a geração de insights acionáveis e que também colocaram na pauta os conceitos de machine learning e predictive analytics.

Neste ano, diferente de outras edições da NRF, foi possível ver muitas tecnologias com soluções completas e não necessariamente apenas inovações em hardware. Isso é reflexo de uma evolução cada vez mais acelerada e que está efetivamente transformando o varejo.

A conclusão é de que a disrupção no setor já faz parte do nosso cotidiano.

Saiba mais sobre a nossa passagem pelo NRF Retail’s Big Show: veja aqui no blog quais foram as palavras-chave que dominaram o evento e apontam os rumos do mercado para o futuro.

Vem com a gente