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Como diagnosticar a pré-ruptura?

A falta de produtos na gôndola é uma situação que tira o sono das equipes de vendas, não é verdade? Segundo levantamento feito aqui na ACCERA, o índice de ruptura no varejo no primeiro semestre de 2018 foi de 10,75%, um número ainda bastante preocupante.

Sabemos que a ruptura ocorre por diversos motivos, desde uma falha na entrega do produto em loja até por erros na reposição da mercadoria na prateleira, causando perda de vendas e frustração ao consumidor, que foi ao PDV e não encontrou o que precisava.

Para reduzir a incidência deste problema, os profissionais de vendas precisam se antecipar, identificando a ruptura antes mesmo que ela aconteça.

Mas você deve estar se perguntando como isso é possível?

Eu digo que sim, é possível, basta considerar métricas importantes no momento desta avaliação.

O primeiro passo é ter conhecimento sobre o nível de abastecimento do seu estoque – saiba exatamente quantos produtos você tem. Junto com esta informação, tenha em mente o comportamento de venda do seu produto, ou seja, a quantidade de unidades vendidas diariamente. Com isso, você saberá quantos dias o seu estoque terá capacidade de atender.

Bom, além disso é preciso considerar as variáveis do seu negócio, como datas sazonais, clima, dentre outros fatores que podem impactar no aumento ou declínio da sua curva de vendas.

Por fim, leve em conta o lead time de cobertura – quanto tempo o seu fornecedor levará para entregar o pedido daquele produto.

Neste cenário, é preciso compilar diversas informações até que se tenha o alerta da pré-ruptura, entretanto, existem hoje ferramentas que viabilizam este indicador de forma automatizada, para facilitar o processo de análise de ruptura no PDV, como o Visor Direto da ACCERA.

Assim, as equipes de vendas conseguem identificar as falhas de abastecimento e corrigir antecipadamente os problemas de indisponibilidade.

 

Por que este indicador é tão importante?

Quando você está dirigindo e o semáforo fica amarelo, certamente você fica atento e já começa a pisar no freio para não passar no farol vermelho, certo? Com a pré-ruptura acontece algo parecido.

Este indicador acende a luz amarela na gestão de estoque e serve de alerta para evitar um problema grave: a iminência da falta de produtos. Uma visão antecipada dos itens que em breve precisarão ser reabastecidos nas gôndolas e prateleiras, evitando previamente que a ruptura aconteça e prejudique o faturamento.

É por esse motivo que acho tão importante as empresas darem uma atenção especial para a pré-ruptura, um indicador exclusivo da plataforma Visor Direto.

Para facilitar a visualização dos itens que possivelmente entrarão em falta, a ferramenta conta com um painel dedicado à exibição dos SKU´s com pré-ruptura, mostrando a categoria, quantos produtos ainda restam no estoque e uma sugestão de pedido para que não ocorra ruptura.

Sabemos que a estratégia de abastecimento depende de um acompanhamento assíduo dos números e da alta capacidade analítica por parte dos profissionais de vendas. Com o indicador de pré-ruptura, dá para analisar com mais efetividade o giro nas gôndolas e definir a melhor estratégia de estabelecimento para evitar falta de produtos no PDV e a perda do consumidor para a concorrência.

Caso você tenha interesse em conhecer melhor o funcionamento do indicador de pré-ruptura e outras funcionalidades do Visor Direto, da ACCERA, entre

em contato com nossa equipe clicando aqui e solicite uma demonstração agora!

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