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Distribuidores: os desafios na hora de criar uma estratégia de vendas

Para que as equipes dos centros de distribuição definam estratégias de vendas cada vez mais eficientes, é importante que elas tenham acesso rápido e facilitado a indicadores essenciais, como estoque e sell out.

Por esse motivo, o apoio da equipe de inteligência é fundamental. É ela que se encarrega de montar relatórios completos, intuitivos e com rapidez, para levar ao time de vendedores do CD toda a informação necessária para corrigir problemas e ter insights pontuais para novas negociações.

Uma vez que a quantidade de dados gerados nas negociações do setor de varejo é muito grande, a equipe de inteligência não pode trabalhar sem recursos tecnológicos. Uma compilação efetiva e automatizada dos dados fará com que os relatórios se tornem mais precisos, levando os vendedores dos centros de distribuição a tomarem as decisões certas e criarem estratégias de vendas mais efetivas.

 

De que forma a tecnologia pode ajudar nas estratégias de vendas?

Cada vendedor possui uma cartela de PDVs para contatar e negociar produtos. Imagine se ele dependesse apenas de planilhas, calculadoras e folhas impressas para acompanhar o panorama do cliente, ou seja, saber quantos e quais produtos cada loja comprou, quantos positivaram e quais estão em risco de ruptura?

Até ele fechar todos os indicadores, o concorrente munido de ferramentas tecnológicas especializadas certamente já passou na frente e supriu as necessidades daquele PDV!

É justamente para oferecer a melhor negociação e vencer a concorrência que a equipe de inteligência precisa da tecnologia para agilizar a recepção e a transformação de dados em painéis automatizados.

Em pouco tempo, o relatório com os dados completos do varejo chega às mãos do vendedor, que entenderá a situação do PDV e como abordá-lo para garantir o abastecimento e a positivação dos produtos.

Portanto, se sua equipe de inteligência não possui auxílio de ferramentas desenvolvidas especialmente para o varejo ou conta com soluções desatualizadas e pouco eficientes, é hora de repensar os processos e incluir no dia a dia soluções que favoreçam a melhoria dos indicadores e a definição de estratégia de vendas certeira.

Espero que tenha gostado de nosso artigo. Aproveite para deixar sua opinião e sugestões nos comentários e sinta-se à vontade para compartilhar os nossos materiais em suas redes sociais. Até breve!

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