BLOG

O melhor conteúdo de
inteligência de mercado

Garanta a qualidade no roteiro dos promotores

A produtividade dos promotores de venda durante as visitas aos PDVs depende muito do cronograma que é preparado para eles. E essa é uma das atividades que tiram o sono das equipes de trade.

Essa visita é crucial para que a indústria entenda de maneira mais clara porque determinado PDV apresentou queda nas vendas ou por qual motivo um produto ou categoria encalhou nas gôndolas.

Para que o promotor atue como os “olhos” da marca e ajude a resolver problemas de indisponibilidade, estoque virtual e precificação inadequada, a rota de visitas precisa ser muito bem planejada, com um acompanhamento mais próximo do trabalho que está sendo desempenhado em campo.

Só assim, os gestores poderão direcionar esforços aos PDVs que necessitam de visitas mais frequentes e quais lojas devem ser priorizadas no roteiro dos promotores.

A boa notícia é que o roteiro dos promotores pode ser feito digitalmente, com a ajuda de aplicativos como o Trade Force, da ACCERA.

 

Como usar o Trade Force na rota dos promotores

O Trade Force é um aplicativo disponível para Android que pode ser instalado em celulares e tablets. Uma de suas funcionalidades é auxiliar o supervisor na hora de definir a rota diária dos promotores.

Com todos os PDVs e promotores de vendas devidamente cadastrados na plataforma, a montagem da rota se torna rápida e simples, bastando fazer as ligações entre o profissional e os estabelecimentos a serem visitados.

Há duas formas de fazer esse processo:

Na primeira, o supervisor seleciona o promotor de vendas e depois filtra os estabelecimentos que precisam de vistoria por estado, cidade e bairro. Na segunda, o gestor tem a opção de escolher primeiramente os PDVs por estado, cidade e bairro e depois os conecta com os promotores.

Nessa mesma tela existe uma agenda com as datas do mês e dias da semana. Para montar a rota basta arrastar o PDV para a data escolhida na agenda do promotor. E você ainda pode replicar esse cronograma quantas vezes quiser, otimizando o planejamento da rota.

O aplicativo da Trade Force também permite a definição da rota por raio, ou seja, selecionar os estabelecimentos que ficam até 5 quilômetros de distância da residência do promotor, por exemplo.

Afinal de contas, definir os PDVs com base no local de moradia do promotor de vendas é uma das estratégias usadas para reduzir tempo de deslocamento e aumentar a produtividade.

Outra vantagem é que o sistema é integrado ao aplicativo Moovitlíder mundial de transporte público. O objetivo é mostrar as melhores opções de rotas e trajetos para as equipes em campo se deslocarem pelas cidades de trem, metrô, ônibus ou qualquer tipo de transporte coletivo.

 

Como a rota dos promotores influencia nas vendas?

Acompanhar o desempenho dos produtos em cada loja é essencial, assim como analisar quais os motivos que têm feito as vendas caírem ou as mercadorias encalharem.

Pensando nesse cenário, a ajuda da tecnologia é mais do que necessária. Ferramentas como o Trade Force ajudam a identificar rapidamente os PDVs que apresentam algum tipo de problema e já fazem a conexão para que o promotor que esteja mais próximo seja enviado ao local.

Por isso, montar a rota dos promotores via aplicativo é uma alternativa que facilita o dia a dia e ainda traz resultados efetivos de correção de problemas que possam estar impactando as vendas.

Chegando ao local em tempo hábil, o promotor pode coletar pelo celular, de forma prática e rápida, o cenário de cada loja.

Com alguns cliques, o gestor já tem em mãos dados como ruptura, estoque virtual, posicionamento do produto em gôndola, precificação da concorrência, entre outros indicadores importantes.

Em tempo real, os dados ficam disponíveis para o supervisor entender a performance do produto na loja, traçar estratégias e orientar adequadamente o promotor. Inclusive o aplicativo permite que sejam enviadas fotos para validação das ações realizadas no PDV.

Interessante, não é mesmo? Então, não perca mais tempo. Entre em contato com a nossa equipe clicando aqui e solicite uma demonstração do aplicativo Trade Force!

Vem com a gente