BLOG

O melhor conteúdo de
inteligência de mercado

Gestão de abastecimento: como extrair relatórios para otimizar decisões

Os relatórios são essenciais em qualquer segmento de mercado. No varejo, não é diferente. O grande desafio é que a quantidade de números que envolvem a indústria e o varejo é imensa, por conta da variedade de produtos, distribuidores e PDVs a serem abastecidos periodicamente.

Dessa maneira, sem o uso de soluções automatizadas, o trabalho de análise do cenário e dos números coletados em campo se torna praticamente impossível.

Por este motivo, as equipes de inteligência trabalham de braço dado com as ferramentas que têm sido desenvolvidas especialmente para o varejo. Elas otimizam a compilação de dados, permitem relatórios bem mais completos e tornam as decisões nos centros de distribuição mais assertivas.

Se a sua empresa está buscando uma solução que torne a extração de dados mais rápida e qualificada, vale a pena conhecer o Visor Indireto, da ACCERA.

 

Otimize a tomada de decisões usando o Visor Indireto

O Visor Indireto, da ACCERA, tem se tornado um importante parceiro dos profissionais do departamento de inteligência.

Com alta granularidade e agilidade na compilação de dados, a plataforma abastece as equipes com todas as informações necessárias para a definição de estratégias que melhorem os indicadores de estoque e venda.

A plataforma da ACCERA possui o painel Gestão de Abastecimento. Ela apresenta os estoques dos centros de distribuição e a cobertura em dias. Para chegar a este número, o sistema faz um cálculo levando em consideração o total de estoque e quanto o PDV vende em unidade. É possível filtrar essas informações por distribuição e produto.

Esses dados alertam as equipes para uma cobertura alta ou baixa, anunciando a iminência de pré-ruptura e ruptura nos pontos de venda.

Essas informações passadas pela equipe de inteligência são valiosas na hora da negociação, pois o vendedor saberá que tipo de estratégia utilizar com seu cliente.

Se o estoque está muito alto, é hora de propor uma promoção para aumentar as vendas, para só depois centro de distribuição e PDV retomarem as conversas. Afinal de contas, com estoque excessivo não há como o vendedor oferecer mais produtos, certo?

Agora, se o estoque estiver baixo, ele terá argumentos para reforçar a importância de reabastecer os estoques e garantir as positivações. Neste caso, a negociação inclui também a possibilidade de aumento de mix de produtos, dependendo do que os números apresentarem.

O painel mostra, inclusive, se o pedido de abastecimento já foi solicitado e se está em trânsito, tudo para garantir um bom relacionamento entre vendedores dos CDs e o PDV.

O Visor Indireto, da ACCERA, também permite a emissão de relatórios bem personalizados, de acordo com a necessidade das equipes. É uma infinidade de indicadores e métricas organizados do jeito que você imaginar!

A grande vantagem é que dois painéis do Visor Indireto possuem a possibilidade de criar relatórios personalizados: o de Vendas, focado na performance dos PDVs, e o Gestão de Abastecimento, focado em estoque. Desse modo, é possível cruzar as informações, melhorando ainda mais o teor das negociações.

Quer saber o que mais o Visor Indireto pode fazer pela sua equipe de inteligência? Entre em contato com nossa equipe clicando aqui!

Vem com a gente