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Planograma: 6 dicas para melhorar a exposição no PDV

Você sabe para que serve um planograma no PDV? Imagine o seguinte: você para na frente de uma gôndola e fica procurando um determinado produto, mas não o encontra. Certamente, você já passou por isso, não é?

Na verdade, todos nós, enquanto consumidores, já nos deparamos com esse tipo de dificuldade na hora da compra. E essa situação poderia ser evitada se o planograma fosse corretamente cumprido no PDV.

O planograma nada mais é do que um planejamento de como os produtos de cada categoria devem ser expostos nas prateleiras.

Nele consta todo tipo de orientação, tais como quantidade de itens em cada gôndola, tipo e altura de empilhamento, além de organização de acordo com marcas, aromas, sabores etc.

Entre os objetivos de um planograma está, principalmente, o de melhorar a exposição dos produtos, para que o consumidor se sinta estimulado a comprar mais.

Um bom planograma reúne o máximo possível de informações, traçadas de acordo com as estratégias planejadas pelas equipes de trade.

 

Como elaborar um bom planograma e melhorar as vendas

Levando em conta que, em média, 80% das decisões de compra são tomadas no PDV, de acordo com pesquisa realizada pela Sense Envirosell, entende-se a importância do planograma para o aumento das vendas.

Veja algumas dicas importantes:

  • Produtos de maior lucratividade em evidência

Após a captação de todos os dados de categorias e produtos presentes na loja – com avaliações de lucratividade, composição, precificação e nível de vendas de cada um – o ideal é optar por manter os itens que geram maior lucro em evidência.

Essas mercadorias devem estar na altura dos olhos, nas chamadas áreas nobres da gôndola, para que o consumidor as veja com mais facilidade, o que aumenta as chances de compra.

  • Mais vendidos em locais distantes

Os produtos mais procurados pelo consumidor podem ser mantidos mais distantes da entrada da loja e não necessitam ocupar espaços nobres nas gôndolas.

A estratégia parte da premissa de que tais itens já são buscados naturalmente, portanto facilitar muito o acesso a eles pode diminuir o tempo de permanência do consumidor no PDV.

Além disso, no trajeto que o consumidor percorre para chegar aos produtos mais vendidos, é possível que ele visualize outras mercadorias que não estavam em sua lista de compras, mas que podem gerar vendas por impulso ou estar relacionadas às suas eventuais necessidades ou desejos.

  • Promoções em pontos estratégicos

Para as promoções, as pontas de gôndola são o local mais indicado, pois são de fácil visualização. O mesmo vale para as “ilhas”, aqueles pontos nos corredores centrais das lojas por onde os consumidores passam em algum momento.

Geralmente, estes espaços são negociados pelo varejista com as marcas, a fim de promover a venda em maior volume de determinado item.

Além disso, os produtos em oferta merecem maior destaque, pois podem estar associados à liquidação de itens de baixa rotatividade, com estoque alto ou, ainda, com data de validade próxima do fim.

  • Atenção ao comportamento dos clientes

Mesmo com todas essas orientações gerais relacionadas às áreas nobres e à organização da gôndola, é importante estar sempre atento às mudanças no perfil do consumidor.

Na elaboração do planograma é fundamental ouvir a opinião de funcionários ou de promotores de venda. São eles que estão frequentemente em contato com os consumidores e podem identificar comportamentos específicos para cada categoria de produto ou mesmo apontar diferentes hábitos de consumo, de acordo com a região geográfica, por exemplo.

  • Observação máxima ao gerenciamento por categoria

Dentre os itens que devem ser seguidos no planograma está o gerenciamento por categoria. A partir de dados como volume de vendas, valor de varejo e informações de mercado, tais como marketshare, preço e concorrência, é definido o sortimento ideal de cada loja, dividindo-o por categorias de produtos.

Por meio desses indicadores, é possível, por exemplo, diminuir ou excluir itens com pouca saída e aumentar o espaço para as mercadorias que realmente interessam a determinado público, ou seja, que têm mais procura naquele PDV.

Portanto, o gerenciamento por categoria é extremamente importante para encontrar novas oportunidades de venda, melhorar a experiência do shopper ou, ainda, fidelizar o canal ou rede varejista.

  • Ajuste sua equipe ao planograma

De nada adianta criar diversas estratégias e não manter a equipe de campo capacitada para executar as ações necessárias.

Se os colaboradores não forem bem instruídos, o descumprimento do planograma pode gerar prejuízos tanto na fidelização do cliente como nas vendas.

Portanto, atualize as equipes sempre que houver mudanças no planograma ou introdução de novos produtos, para que isso não afete toda a estrutura do projeto.

Com estratégias bem traçadas e excelência na execução, certamente o resultado será comprovado pela performance das vendas.

Esperamos que nossas dicas sobre planograma tenham sido úteis! Aproveite para deixar suas dúvidas e comentários! Até breve!

 

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